quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Relato da feira de trocas em Maceió‏


Boa noite!
Gostaria de ter podido fazer esse relato no domingo ainda, mas uma doençazinha não me permitiu.

Vejam então um breve relato com fotografias de vários momentos da feira que aconteceu no último sábado:
 

A organização da nossa Feira de Trocas de Brinquedos e Livros em Maceió contou com uma equipe de sete pessoas das quais apenas eu tinha real envolvimento com a questão do Consumismo. E essas outras, como foram parar ali? Algumas são minhas amigas e uma delas é síndica do conjunto onde fica a pracinha que serviu de palco para nossa festa.

O objetivo da síndica era apoiar qualquer evento que trouxesse público para a praça. Daí as famílias começaram a chegar, começamos explicar do que se tratava e ninguém explica o que não sabe, não é mesmo?
 
 Então a primeira mágica vi quando observei meus amigos explicando aos participantes sobre a diferença entre consumo e consumismo e o motivo de estarmos ali naquela tarde, senti-me gratificada e entendi ali que a Feira foi um sucesso, pois aquelas seis pessoas já se transformaram em multiplicadores da reflexão a que nos propomos.


 
 
Tivemos pintura de rosto, brincadeiras de rua, com corda, elástico, bola e fiquei surpresa ao perceber que vários adolescentes e jovens não sabiam que brincadeiras aquelas e nem sabiam cantar as canções que as acompanhavam - o que sobrou para mim, com muito prazer.  Na terceira cantada já se ouvia o coro praça afora e foram todos liberados da minha desafinação \o/
 
                                              
 

Com o caderno que a Aliança pela Infância nos mandou pedimos depoimentos por escrito e aproveitávamos para falar mais sobre o ILC, o Instituto Alana, a Aliança e aquela Feira, ouvíamos as impressões e ideias entusiasmadas para outros momentos semelhantes, em outros locais da cidade. Ouvimos, gratificadas, pessoas se oferecendo para colaborar em outras ações.
 
 
Entregávamos os panfletos da Aliança pela Infância e o marcador de página do ILC onde escrevemos, no verso, os sites dos apoiadores e do Grupo de Discussão Consumismo e Publicidade Infantil. Como havia participação da Associação do Conjunto, tive que aceitar a distribuição de sacolas plásticas para colocação do "lixo", os copos descartáveis, o algodão doce e a pipoca distribuidos gratuitamente e a cama elástica. Montamos um varal de livros huma árvore frondosa mas não vi nenhuma criança ou adulto lendo os títulos ali então contação de história planejada não ocorreu.
 
E o piquenique ocorreu apenas com os membros da minha família que disseram da dificuldade que foi eu ter pedido "lanche saudável" pois não conseguiam definir isso direito então optaram por suco natural e frutas :-)

Mil abraços e vamos seguir rumo à próxima.

Patrícia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário